segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM EM ARTE 1º, 2º E 3º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL


Prezado(a) professor(a),
É com muita satisfação que apresentamos a versão preliminar das expectativas de aprendizagem para os três primeiros anos do Ensino Fundamental.
Este documento é resultante do trabalho desenvolvido por um grupo de Professores Coordenadores de Arte das Oficinas Pedagógicas (PCOPs) de diversas Diretorias de Ensino do Estado que se reuniu, mensalmente, durante o ano de 2011 com a Equipe de Arte da CENP e consultores especialistas em cada uma das linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro).
As expectativas aqui divulgadas, consideradas como um conjunto de fazeres e saberes possíveis a partir da apropriação de determinados conteúdos, constituem-se em um material produzido com o intuito de oferecer maior apoio ao trabalho já desenvolvido por você em sala de aula. Busca, também, responder à necessidade de assegurar a qualidade do ensino e da aprendizagem oferecida às crianças, agora atendidas em um Ensino Fundamental de 9 anos.
Há muito trabalho a ser realizado, pois ainda serão estabelecidas as expectativas de aprendizagem destinadas ao 4º e 5º ano. Desejamos que a partir de agora seja instituído um diálogo e, juntos, possamos dar continuidade à construção do currículo de Arte para os anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública do Estado de São Paulo.

Equipe Técnica de Arte
Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas – CENP
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

disponível: